Mamanguape – PB

Pr. Arquimedes Gomes de Souza Neto – Pastor da igreja – 2º Vice-presidente da COMADEP; 1º Tesoureiro da UMADENE.

Assumiu a IEAD em Mamanguape em 26/11/2000…

Nascido em lar evangélico, no dia 28 de março de 1965, na cidade de Cajazeiras/PB, o Pastor Arquimedes Gomes é filho do Pastor Raimundo Henrique Sobrinho e da Sra. Eunice Gomes Henrique. Casado com a Sra. Cleusa Monteiro da Silva Gomes, desta feliz união nasceram 03 filhos (Dr. André casado com Abigail, Tiago e Henrique).

No dia 10/06/79 foi imerso nas águas na Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Belenzinho-SP, para onde se mudou ainda na infância. Recebeu o batismo no Espírito Santo no dia 05/02/81. Em Junho de 1985 assumiu a responsabilidade da congregação de Presidente Altino, em Osasco-SP, e no dia 25/08/86, aos 21 anos de idade, foi separado para o presbitério. Dirigiu ainda, naquela cidade, os trabalhos em Portal do Oeste e Mutinga II.

Obedecendo ao chamado de Deus, no dia 21/04/1988 retornou a sua cidade natal, para esperar a determinação da vontade do Senhor da Seara. Após passar dois anos e quatro meses de profundo silêncio de Deus e de grandes provas, Deus começou a realizar o que tinha determinado para sua vida. Recebeu, então, o convite do Ministério Estadual e partiu de Cajazeiras para assumir o pastorado da IEAD em Santa Luzia-PB em 19/08/1990, sendo esta a sua primeira experiência pastoral. Após quase três anos, deixou a cidade sertaneja de Santa Luzia e, no dia 18/07/1993, assume a igreja na cidade de Esperança-PB, onde construiu um grande e bonito templo. Durante a sua liderança nesta cidade, foi consagrado ao Santo Ministério de Evangelista, o que se deu em 24/11/96, dez anos após sua consagração para o presbitério.

Após convite do Pastor Presidente da Paraíba, deixou a cidade de Esperança e assumiu em 14/01/1998 a Secretaria Estadual de Missões, sediada em João Pessoa, com a responsabilidade de implantar o trabalho de Missões em nosso Estado, sendo assim o 1º Secretário Estadual de Missões da nossa Igreja no Estado da Paraíba. Neste mesmo ano, no dia 06 de junho, foi consagrado ao Ministério de Pastor. Neste período, foram enviados os primeiros Missionários da igreja: para Moçambique, o Pastor Missionário João Neto; para Venezuela o Pr. Cleudimar e, para o Equador, o Pr. Edson.

Após implantar a secretaria de Missões, o Pr. Arquimedes assumiu o trabalho na cidade de Itabaiana no período de 07/01/99 a 25/11/00, onde construiu a casa pastoral, preparando assim o terreno para construção do novo Templo Central, reformou a Congregação da Bela Vista e concluiu a construção da Congregação de Açude das Pedras e abriu outras congregações.

No dia 26/11/2000 foi convidado pela Presidência da COMADEP para assumir a Assembléia de Deus em Mamanguape. Nesta cidade, sob a graça de Deus, o Pr. Arquimedes está realizando um trabalho de grandes proporções nas áreas eclesiástica e administrativa. De acordo com informações da secretaria da igreja, constam os seguintes números: mais de 1800 (um mil e oitocentos) batismo nas águas; aproximadamente 160 (cento e sessenta) casamentos comunitários, beneficiando principalmente casais que estavam irregulares e/ou apresentavam dificuldade financeira; 78 (setenta e oito) Consagrações ao Diaconato; 42 (quarenta e dois) Consagrações ao Presbitério; 11 (onze) Consagrações ao Ministério de Evangelista e 01 pastor.

Na esfera administrativa, registramos:

  • Reformas e ampliação das congregações de João Pereira, Visconde de Itaboraí, Curralinho e Satélite;
  • Construção de lindos Templos para as congregações de Bela Vista (novo Templo), Gurguri (novo Templo), Cidade Nova, Engenho Novo, Brejinho, Camaratuba (novo Templo); e brevemente mais um lindo novo Templo será construído em Pitanga da Estrada. Ressaltando que praticamente todos os Templos construídos sob a gestão do Pr. Arquimedes são igual ou maior que o antigo Templo Central! Lindas construções com setores de secretaria, tesouraria, banheiros masculinos e femininos, portas e janelas de vidro! São monumentos que causam alegria e contentamento a Igreja, construídos com muito carinho e com visão de crescimento da obra.
  • Abertura de dez novos trabalhos e pontos de pregação na cidade e no interior;
  • Construção do NOVO TEMPLO CENTRAL para a cidade de Mamanguape; com uma estrutura moderna, espaço suficiente para comportar aproximadamente 1800 (Um mil e oitocentas) pessoas sentadas; salas para aulas de escola dominical, teologia, e todos os departamentos da igreja; gabinete pastoral cozinha e um lindo auditório para aproximadamente 200 pessoas… Um lindo prédio na entrada da cidade! Um dos mais belos cartão postal chamado LUGAR DE ADORAÇÃO, ou CASA DE ORAÇÃO!
  • Criação e ampliação de alguns Departamentos:
  • Departamento Infanto-juvenil;
  • Departamento da Melhor Idade;
  • Departamento de Ensino:
  • Criação do Curso Básico em teologia
  • Realização do Curso Ministerial de Teologia (curso superior de teologia)
  • Seminários para jovens e casais
  • Departamento de Música:
  • Criação da orquestra Harmonia Pentecostal (em três dimensões: Principal, Infanto-Juvenil, e infantil)

Como alguns distritos obtiveram a sua emancipação política, as respectivas congregações de Curral de Cima, Olho D’água e Capim foram entregues à COMADEP para que se tornassem campos ligados diretamente à Convenção Estadual.

Além de pastorear a cidade de Mamanguape, o Pr. Arquimedes é o 2º Vice-presidente da COMADEP, eleito para o biênio 2016-2017, atualmente presidida pelo Pr. José Carlos de Lima. É atualmente o 1º Tesoureiro da UMADENE, com sede em João Pessoa/PB, atualmente presidida pelo Pr. José Carlos de Lima.

É importante mencionar que o Pr. Arquimedes teve a uma oportunidade dada por Deus, na sua consagração ao presbitério: dobrar o joelho ao lado de seu pai, quando os dois receberam juntos, a consagração para servirem ao presbitério da igreja, e Deus, ainda lhe concedeu aproximadamente 20 anos depois, já como pastor nesta cidade, a oportunidade de ir ao Estado do Rio Grande Norte, para participar da consagração do seu pai para o Santo Ministério de Evangelista, onde Deus lhe presenteou com a oportunidade de impor as mãos para consagração do seu amado e querido pai.

O Ministério e a Igreja em Mamanguape é consciente de que o Pr. Arquimedes é um dos mais belos e importantes presentes que Deus concedeu à Igreja; e isto é entendido pelo fato da Igreja manter em seu histórico o bom relacionamento e o devido cuidado em observar e prover o necessário para que o amado Pastor possa realizar os trabalhos que lhe foram confiados da melhor forma possível.

Um fato curioso é que todos os demais pastores que já pastorearam Mamanguape já passaram para o Senhor; ou seja, a Igreja possui um histórico de poucos pastores! Ao longo de seus quase 100 anos (98 anos atualmente) apenas 13 pastores pastorearam Mamanguape, sendo o Pr. Arquimedes, o 13º.

Ao Pastor Arquimedes, dedicamos os versos abaixo, visto que enxergamos uma chamada especial de Deus em sua vida e as marcas do evangelho de Cristo Jesus em tudo o que se propõe a realizar.

“Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus; O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente”. Cl 1.24-29

Por: Ev. Reinaldo M. Oliveira

última atualização: Maio/2017

Recomendamos
adpb